Midnight Oil em Porto Alegre!

Das bandas australianas esses caras estão entre os meus preferidos. Depois de um hiato de 15 anos, o Midnight Oil volta à estrada com The Great Circle 2017", turnê que demarca o primeiro giro global do grupo em 20 anos. A banda passa o rodo em 14 países, incluindo o Brasil. Na capital gaúcha eles se apresentam no dia no dia 25 de abril, no Pepsi on Stage (Severo Dullius, 1995). Segue as datas do Tour:

Foto Divulgação

Porto Alegre (25 de abril, Pepsi On Stage)
Curitiba (27 de abril, Live Curitiba)
São Paulo (29 de abril, Espaço das Américas)
Rio de Janeiro (30 de abril, Vivo Rio) 
Brasília (2 de maio, Net Live).


Muito mais que uma banda de rock ativista, os australianos foram precursores do pacifismo e ecologismo no rock, e de tão dedicados à política a banda ficou em suspenso por anos enquanto Garrett se dedicava ao partido trabalhista local, sendo seu último álbum de inéditas o longínquo “Capricornia” de 2002.

O Midnight Oil fez muito sucesso nos 1980/90’, e influenciaram centenas de bandas. Começaram atuando no cenário independentes local e aos poucos foram ganhando destaque no circuito universitário na costa leste da Austrália, e nesse espírito montaram o próprio selo independente a Powderworks  em 1978, por onde lançaram seus discos e impulsionaram diversas bandas.


Ainda na década de 80, também se destacaram protestando contra a poluição e os direitos dos povos aborígenes em bem sacados clipes, retratando o combo em shows em frente à fábricas poluidoras, época do mega disco Diesel and Dust (1987), que ganhou o mundo com hits eternos e foco no ativismo.
"Beds Are Burning" o clássico mais conhecido e mais tocado nas rádios até os dias de hoje  é um single de 1987 do Midnight Oil, . Esta canção foi o segundo a ser lançado como um single, e está entre as canções mais conhecidas da banda fora da Austrália.


Comentários