Descobrindo Mundos com Pat Metheny

 Pat Metheny, uma das maiores lendas do jazz mundial, vai retornar ao Brasil em 2025. O guitarrista norte-americano, que há pouco lançou dois discos bastante elogiados pela crítica especializada, trará para o Auditório Araújo Vianna, no dia 26 de agosto, a turnê que divulga os álbuns “MoonDial” (2024) e “Dream Box” (2023).

Foto: Jimmy Katz

Dando destaque também a outros momentos de uma carreira que contabiliza 50 anos e inacreditáveis 20 Grammy Awards, Metheny vai mostrar ao vivo porque é um dos artistas mais aclamados do estilo, responsável por ditar um novo rumo ao jazz nos Estados Unidos e por influenciar inúmeros outros músicos do gênero. Ele nunca se apresentou em Porto Alegre antes.
 
“A última turnê que fiz foi uma oportunidade para eu olhar para trás e perceber que meus discos são diferentes uns dos outros. A ideia é continuar, nesses próximos shows, criando ângulos e maneiras únicas de se pensar sobre música, enquanto mantenho uma estética fundamental em ação em tudo isso”, comentou o artista, em um comunicado enviado à imprensa.


PAT METHENY

Vencedor de 20 Grammy Awards, Pat Metheny é uma das referências do cenário jazz mundial há mais de cinco décadas. Com um estilo bastante próprio de tocar guitarra, o artista estreou em 1975, com o disco “Bright Size Life”. Segundo a crítica especializada na época, ele “reinventou o som tradicional do estilo para uma nova geração de instrumentistas” com esse álbum.
 
Elogiado também pela sua versatilidade e pela sua capacidade de improviso, Metheny se apresentou ao lado de inúmeros artistas gabaritados, como Herbie Hancock, Milton Nascimento e David Bowie. As suas composições também já foram utilizadas por orquestras e espetáculos de ballet, assim como a sua trajetória se estende pelo ensino acadêmico. Ele foi o professor mais jovem da história da icônica Berklee College of Music.
 
Além de ser premiado como o “melhor guitarrista de jazz” em diversas oportunidades, Metheny conquistou o Disco de Ouro três vezes, por conta das vendas expressivas de “Still Life (Talking)” (1987), “Letter from Home” (1989) e “Secret Story” (1992). Nomeado “Jazz Master” pela National Endowment for the Art, ele é um dos artistas mais ativos dentro do estilo, realizando cerca de 100 shows por ano ao redor do planeta.



SERVIÇO – PAT METHENY

Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685)
Quando: 26 de agosto, terça-feira, às 21h
Abertura da casa: 19h30
Classificação: 16 anos
Realização: Branco Produções e Opinião Produtora


Paulo Finatto Jr.
OpinIão Produtora - Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas