Prog metal em estado máximo: Dream Theater celebra 30 anos de “A Change of Seasons"

 O Dream Theater, um dos maiores nomes do metal progressivo mundial, vai retornar à América Latina com uma nova etapa da turnê “An Evening With Dream Theater”. O grupo subirá ao palco do Auditório Araújo Vianna, no dia 3 de maio, para executar o recente “Parasomnia” (2025) na íntegra e ainda comemorar o 30º aniversário do aclamado “A Change of Seasons” (1995).

Foto: Mark Maryanovich

Com um show de aproximadamente três horas e um repertório que também inclui as músicas favoritas do público, o Dream Theater vai estar aqui celebrando uma trajetória que já soma quatro décadas e que ganhou um novo contorno desde o retorno do baterista Mike Portnoy. “Images and Words” (1992) e “Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory” (1999) figuram na lista dos álbuns mais representativos do metal progressivo, elaborada por revistas como Rolling Stone, Classic Rock e Guitar World.

Com a produção da Liberation MC, a “An Evening With Dream Theater” tem outras cinco datas no Brasil. O grupo ainda se apresentará em Curitiba, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.




DREAM THEATER

Criado em meados da década de 80 em Nova York, o Dream Theater é um dos principais expoentes do metal progressivo. O grupo, que em 2025 soltou o seu 16º trabalho de estúdio, foi fundado pelo baixista John Myung, pelo baterista Mike Portnoy e pelo guitarrista John Petrucci enquanto estudavam na conceituada Berklee College of Music.

Após a estreia com “When Dream and Day Unite” (1989), a banda – já contando com o vocalista James LaBrie – foi aclamada quando “Images and Words” chegou às lojas, em 1992. Impulsionado pelos singles “Pull Me Under” e “Take the Time”, que tiveram os seus videoclipes executados pela MTV, o Dream Theater realizou a sua primeira turnê mundial e o álbum vendeu mais de 500 mil cópias somente nos Estados Unidos.

Com uma sonoridade complexa e executada com maestria, o grupo se manteve em evidência com “Awake” (1994), “Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory” (1999) e “Octavarium” (2005). Se a chegada do tecladista Jordan Rudess possibilitou que o repertório se tornasse mais grandioso, a saída de Portnoy pegou os fãs de surpresa, em 2010. Depois de recrutar o baterista Mike Mangini, o Dream Theater gravou outros cinco discos, com destaque para “A Dramatic Turn of Events” (2011).

Vencedor do Grammy Awards na categoria “Best Metal Performance” em 2022, o Dream Theater anunciou o retorno de Portnoy no ano seguinte, ao mesmo tempo que deu detalhes sobre a turnê “An Evening With Dream Theater”, comemorativa às suas quatro décadas de carreira. A excursão, extremamente bem-sucedida, já rodou o planeta e ganhou um segundo ciclo, que celebra agora o recente “Parasonmia” (2025) e o EP “A Change of Seasons” (1995).



SERVIÇO – DREAM THEATER

Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685)
Quando: 3 de maio, domingo, às 20h
Abertura da casa: 18h
Classificação: 16 anos
Realização: Liberation MC






Comentários

Postagens mais visitadas