Andiara Mumbach e Marcel Estivalet lançam o single Canção da Primavera
Na faixa disponibilizada na última sexta-feira, 26 de janeiro, a cantora lírica e o violonista clássico apresentam uma versão inédita, com apenas voz e violão, para composição de Dimitri Cervo sobre versos de Mario Quintana. A música faz parte de Poesia Brasileira, primeiro disco do duo, que chegará aos ouvidos do público ainda no primeiro semestre deste ano.
Está disponível nas plataformas digitais o single Canção da Primavera, interpretado por Andiara Mumbach e Marcel Estivalet. Na gravação, a cantora lírica e o violonista clássico apresentam uma versão inédita, com apenas voz e violão, para a composição do músico gaúcho Dimitri Cervo sobre versos de Mario Quintana (ouça em https://tratore.ffm.to/cancaodaprimavera). A música faz parte de Poesia Brasileira, primeiro disco do duo, que será lançado ainda no primeiro semestre deste ano, com 13 faixas que conectam compositores, poetas e paisagens brasileiras, em canções populares, eruditas e do folclore do nosso país.
A faixa que precede o lançamento do álbum tem uma ligação direta com a formação musical de Andiara e Marcel. Além de ser uma obra expressiva, de inspiração melódica, lírica e terna, que combina os principais elementos do trabalho do duo, Canção da Primavera leva a assinatura de Dimitri, músico de Santa Maria nomeado ao Grammy Latino 2022 que é amigo próximo da dupla, já tendo atuado como professor de ambos. A obra também representa um dos objetivos do disco de estreia, ao apresentar, delicadamente, refinadas modulações rítmicas e harmônicas.
Outra prévia do álbum já está disponível para o público: a faixa Cuitelinho, de Antonio Carlos Xandó e Paulo Vanzolini, foi lançada nas plataformas digitais em dezembro de 2023, já revelando o lirismo do folclore brasileiro em português regional junto à riqueza dos timbres e efeitos do violão clássico a que o disco se propõe. Ouça em https://tratore.ffm.to/cuitelinho.
As gravações foram feitas em junho de 2023 no estúdio Téc Áudio, em Porto Alegre, e contaram com orientação, mixagem e gravação do renomado engenheiro de áudio Marcos Abreu e com a técnica de Antonio Flores. Os singles e o álbum foram custeados por um financiamento coletivo bem sucedido feito pelo duo em 2022.
Sobre o duo
Andiara Mumbach e Marcel Estivalet atuam juntos desde 2012, em diferentes projetos. Desde 2015, o duo vem se apresentando como Folclore Lírico, quando decidiram dedicar seus recitais ao material folclórico de diversos países e épocas. O projeto consolidou a atuação dos músicos em duo, com diversas apresentações pelo interior do Rio Grande do Sul e pela capital gaúcha, onde fizeram parte de grandes projetos camerísticos, como Musical Évora, Desconcerto, Ecarta Musical e Festival Música nas Igrejas.
Andiara Mumbach é soprano natural de Cerro Largo, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Participou do seu primeiro festival de canto aos oito anos de idade e, em 2007, ingressou no bacharelado em canto na Universidade Federal de Santa Maria. Depois de formada, foi professora técnica vocal do Projeto de Extensão do Curso de Música, além de preparadora vocal do Coro de Câmara da mesma instituição. Já participou de masterclasses com os professores Carlos Rodriguez, Luisa Giannini, Juremir Vieira, Maria Cristina Kiehr, Marilia Vargas, Homero Velho, Eiko Senda e Martha Herr.
Atuou como primeira dama na ópera A Flauta Mágica (Mozart) e como segunda bruxa na ópera Dido e Enéias (Purcell), além de ter participado como solista em concertos do Projeto Vésperas, na série Cantabile canta pelo Rio Grande (Associação Cultural Cantabile), e nos recitais didáticos Cantando o Brasil (prêmio FUNARTE-2014). Atualmente, dedica-se especialmente ao repertório barroco e à música de câmara e ministra aulas de canto em Porto Alegre. Em seu repertório destacam-se obras de Bach, Vivaldi, Händel, Mozart, Gounod, Schumann e Debussy.
Marcel Estivalet é violonista, professor e produtor musical natural de Porto Alegre. Formou-se bacharel em violão clássico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo se aperfeiçoado no instrumento com violonistas de renome internacional, como Daniel Wolff e Álvaro Pierri. Atua tanto em projetos solo como nas mais variadas formações de música de câmara, destacando-se a camerata Violões de Porto, com a qual produziu o espetáculo e o disco Carmen & os Violões, indicado a diversas premiações e ótima crítica. Além da música erudita, tem participação em diversos trabalhos no universo da música popular, tendo criado o violão solo no álbum De Longe e de Perto, do cantor Dudu Sperb, lançado em 2022. Há mais de uma década lecionando aulas de violão clássico e popular para um público variado, em 2020, se torna professor efetivo e coordenador da classe de violão no Projeto Jovem Orquestra AACAMUS da Casa da Música POA.
Canção da Primavera
Composição de Dimitri Cervo sobre versos de Mario QuintanaLançada em 26 de janeiro de 2024
Gravada em junho de 2023
Finalizada em 16 de agosto de 2023
Estúdio Tec Áudio, bairro Floresta, Porto Alegre/RS
Técnica: Antonio Flores
Mixagem e masterização: Marcos Abreu
Voz: Andiara Mumbach
Violão: Marcel Estivalet
Arranjos: Marcel Estivalet
Ouça AQUI
Comentários
Postar um comentário