Casa de Cultura Mario Quintana promove segunda edição 2024 do Samba do Quintana.

Evento contará com as participações da banda residente, Thiago Ribeiro & Amigos e Claudio Barulho
Projeto com entrada franca tem como objetivo promover a cena do gênero e conta com curadoria e programação da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin.

Texto e Fotos: Bruna Paulin

O Samba do Quintana, promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana, retorna à Travessa dos Cataventos no domingo, 07 de abril, com programação gratuita trazendo performances da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos e de Claudio Barulho, a partir das 16h.

O projeto realizado pela CCMQ, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi criado e  tem curadoria da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin. Lançado em junho de 2023, tem como objetivo promover mensalmente a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras, além de clássicos do gênero, através de formação de público e de cena. Evento já consolidado na agenda cultural da cidade, o Samba do Quintana dialoga com outros núcleos da CCMQ, que abriga o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Natho Henn, além de manter no ar a Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, com programação 24 horas por dia. 


O sucesso das edições de 2023, que mobilizou mais de 4.000 pessoas e promoveu o trabalho de 19 artistas locais e uma participação nacional, e a estreia da temporada em 2024, no início de março, confirmam o interesse no estilo pelos porto-alegrenses. “Encontramos um público diverso e animado, que se interessa tanto pelos clássicos do samba quanto por descobrir novas canções e compositores”, revela a curadora do evento. “A importância de um evento de rua, seguro, acessível e diverso para a população de Porto Alegre se confirma na resposta do público”, completa. 

Para Germana Konrath, diretora da CCMQ, o Samba do Quintana já se consolidou no calendário da Casa de Cultura e da cidade como um ponto de encontro entre diferentes públicos, gerações, gêneros e raças, que ocupam a travessa de modo festivo, celebrando seu direito à cidade e à cultura em uma programação de alta qualidade. "O Samba do Quintana corrobora com este movimento de resgate da cultura negra e do seu tradicional samba ao mesmo tempo que aponta para a produção musical das novas gerações, apresentando composições autorais. Tudo isso em grande clima de festa e descontração, ao ar livre, valorizando o acesso e a pluralidade que marcam a Casa de Cultura. Para este ano, prevemos ampliar nossas atrações, buscando maior diálogo com músicos do cenário nacional", afirma. 


Nesta edição, o Samba do Quintana contará com a banda residente, Thiago Ribeiro & Amigos. Formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Julia Gregório (flauta), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). Thiago Ribeiro começou na música aos 15 anos, quando ganhou seu primeiro cavaquinho, mas o samba vem de berço, começando com a influência de seu pai, o violonista e cantor Antonio Lima. Já na infância demonstrava amor ao estilo, batucando em todos os cantos e formando bandas com os amigos. Entre suas referências musicais estão nomes como Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Duda do Cavaco, Alemão Charles, grupo Flor de Ébano, entre outros artistas locais e nacionais. Há 20 anos Thiago se apresenta profissionalmente, em casas de shows em Porto Alegre, no litoral e no interior do estado. Já acompanhou Eliana de Lima por duas vezes em performances na cidade e abriu shows de Fundo de Quintal, Diogo Nogueira e Luiz Carlos da Vila. No momento está gravando seu primeiro single de seu álbum de estreia. 

Claudio Barulho atua como músico há 65 anos e iniciou sua carreira em 1960 como baterista amador e percussionista na extinta orquestra do mestre Valdemarino. Descobriu que além de ser percussionista, também tinha talento para cantar e soltou sua voz firmando-se como cantor de MPB. 

Dos anos em que trabalhou em casas noturnas em Porto Alegre, destaca o Bar Batelão, aberto em 1968 por Lupicínio Rodrigues na Av. Cristóvão Colombo. Como intérprete de samba enredo, trabalhou em quase todas as escolas de samba de Porto Alegre e também em no interior. Este trabalho o colocou no rol dos conhecidos músicos da noite e do carnaval, lhe rendendo 43 troféus e várias medalhas. Em 2006 lançou o álbum “Sou do Samba”, que registra parte de seu trabalho e em 2011 “Cantar Samba É”, com composições de “Nego Izolino”, poeta e sambista gaúcho. Em 2022 comemorou seus 80 anos no palco do teatro Renascença com o show "Samba é meu Dom”.


Bruna Paulin é artista, jornalista e mestre em Comunicação, e atua como pesquisadora musical há 22 anos. Assinou projetos de curadoria e produção de conteúdo na área para editora Belas Letras, Cubo Play, Fábrica do Futuro, musical Nara entre outros. É criadora e apresentadora do podcast A História do Disco, um dos programas de música mais ouvidos no Spotify Brasil. É produtora executiva e curadora do selo Toca do Disco Records que lança no primeiro semestre deste ano a reedição em vinil de Pra Viajar no Cosmos não Precisa Gasolina, de Nei Lisboa. 

O Samba do Quintana ocorre no domingo, 07 de abril, das 16h às 20h com um intervalo. Em caso de chuva o evento é transferido para 14 de abril. Para mais informações,  ACESSE


SAMBA DO QUINTANA


Com Thiago Ribeiro & Amigos e Claudio Barulho


Domingo, 07 de abril, a partir das 16h


Na Travessa Rua dos Cataventos - térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre) 


Entrada Franca
Em caso de chuva o evento será transferido para 14 de abril



Comentários

Postagens mais visitadas