Instituto Ling comemora 10 anos de centro cultural com instalação artística inédita, exposição individual de Tunga e show de Arnaldo Antunes
A programação especial de aniversário inicia nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, com a obra PULSAR, criada pelos artistas Dimitre Lima e Gabriela Castro em parceria com o festival Kino Beat, na fachada do prédio.
Foto: Jose de Holanda
O Instituto Ling celebra os 10 anos do seu centro cultural com uma programação especial que une arte, música e cultura a partir da próxima quinta-feira, 31 de outubro, data em que o espaço foi inaugurado na capital gaúcha. A abertura das comemorações será com a instalação PULSAR, criada pelos artistas Dimitre Lima e Gabriela Castro, com curadoria de Gabriel Cevallos, idealizador do festival Kino Beat. Com movimentos luminosos que podem ser vistos por quem está dentro ou fora do local, a obra faz uma alegoria a todas as pessoas que passaram pelo centro cultural nessa primeira década. Entre o laboratório de eletrônica aplicada e o ateliê, os artistas-técnicos experimentaram com circuitos, programação digital, cálculo e desenho para a concepção de uma obra site-specific em que a poética e as informações científicas são inseparáveis e equivalentes.
Com movimentos luminosos, a instalação faz uma alegoria às pessoas que vivenciaram o espaço nessa primeira década.
Crédito da foto: Eroica Conteúdo
Crédito da foto: Eroica Conteúdo
Depois, no dia 5 de novembro, terça-feira, será aberta para visitação a primeira exposição individual em Porto Alegre de Tunga (1952-2016), considerado uma das personalidades mais emblemáticas da cena artística nacional. Intitulada A poética de Tunga - uma introdução, com curadoria de Paulo Sergio Duarte, a mostra apresenta uma seleção de 64 obras de diferentes fases do escultor e desenhista, sendo 43 inéditas, destacando temas e conceitos que atravessam toda a poética do artista. No dia da inauguração, às 19h, ainda haverá um bate-papo com entrada franca sobre a exibição, com participação de Antônio Mourão, filho de Tunga.
A seguir, no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 20h, o centro cultural receberá o cantor e compositor Arnaldo Antunes e o pianista pernambucano Vitor Araújo para apresentar uma versão intimista do espetáculo Lágrimas no Mar. O show, que teve seus ingressos esgotados em menos de 48h, une composições do álbum homônimo, como releituras dos clássicos Fim de Festa e Como 2 e 2, além de canções do disco O Real Resiste e de outras fases da carreira de Antunes.
A programação especial reforça o comprometimento do centro cultural em abraçar a capital gaúcha, seus moradores e visitantes oferecendo exposições de arte, diferentes opções de cursos e palestras em diversas áreas do saber, além de programações que envolvem teatro, música, cinema, literatura e gastronomia. Desde a sua abertura, em 2014, o local recebeu cerca de 320 mil visitantes e mais de 2 mil atividades culturais.
Palco de muitos encontros, descobertas, aprendizado e lazer, o espaço contou com presenças de nomes importantes e referências em suas áreas, como a saudosa escritora Lya Luft, o vencedor do prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa e tantas outras personalidades, como Martha Medeiros, Zuza Homem de Mello, Eduardo Bueno, Fernando Schüler, Carlos Gerbase, Sergius Gonzaga, Jane Tutikian, Donaldo Schüler e Kathrin Rosenfield. A instituição também foi cenário de shows com músicos nacionais e internacionais do jazz e da música de concerto, como Kenny Barron, Hamilton de Holanda, Harold Lopez Nussa, Amilton Godoy, Omer Avital, Luiz Carlos Borges, Alon Goldstein, Laércio de Freitas, Amaro Freitas e Evgeni Mikhailov, além de exposições de importantes artistas brasileiros contemporâneos, como Carlos Vergara, Sérvulo Esmeraldo, Walmor Corrêa, Daniel Senise, Sérgio Sister, Laura Vinci, Iole de Freitas, Nuno Ramos, Mauro Fuke,Carlito Carvalhosa e Cristina Canale.
Nem em meio à pandemia o espaço parou de levar cultura para o seu público. Em 2020, o centro cultural se adaptou, migrando suas programações para o ambiente digital. Foi assim que surgiram importantes projetos como a Formação em Arte + Tecnologia, que segue até hoje, em sua terceira edição, oferecendo conteúdos gratuitos e online com professores do Brasil e do exterior para públicos de todo o país.
Um dos marcos importantes na trajetória do espaço aconteceu justamente neste ano de 2024, quando a instituição idealizou, organizou e sediou a Feira do Livro Reconstrói RS, em junho. O evento solidário marcou o recorde de público do centro cultural, com mais de 10,4 mil pessoas que puderam comprar diretamente de livreiros, editoras, autores e sebos gaúchos afetados direta ou indiretamente pelas enchentes, colaborando para reerguer o mercado editorial gaúcho, tão impactado pela catástrofe climática.
SERVIÇO
Programação especial de aniversário de 10 anos do centro cultural
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Aberto de segunda a sábado, das 10h30 às 10h, com entrada franca
Instalação PULSAR
Artistas: Dimitre Lima e Gabriela Castro
Curadoria: Gabriel Cevallos, idealizador do festival Kino Beat
Visitação gratuita de 31 de outubro de 2024 a 31 de janeiro de 2025
Exposição A poética de Tunga - uma introdução
Artista: Tunga
Curadoria: Paulo Sergio Duarte
Visitação gratuita de 5 de novembro de 2024 a 8 de março de 2025
Show Lágrimas no Mar, com Arnaldo Antunes e Vitor Araújo
Dia 6 de novembro, quarta-feira, às 20h
Ingressos esgotados
Mais sobre o Instituto Ling
A história da instituição é muito mais antiga e começou há quase três décadas, quando o casal Sheun Ming Ling e Lydia Wong Ling, vindos da China, quiseram retribuir à comunidade brasileira o acolhimento que encontraram no país. A maneira encontrada foi criar bolsas de estudo e investir em jovens promissores de diversas áreas do conhecimento. Surgiu então o Instituto Ling que, desde 1995, investe na transformação da sociedade.
Enquanto ampliavam o programa de bolsas de estudo, nasceu a vontade de expandir a atuação dentro da área do conhecimento, com a criação de um espaço que promovesse cursos, palestras e debates em áreas como a literatura, filosofia, arte, ciência e psicologia até que, no dia 31 de outubro de 2014, foi inaugurado o centro cultural. Com prédio desenhado pelo arquiteto Isay Weinfeld que destaca uma arquitetura atemporal e minimalista, repleta de luz natural e espaços acolhedores, além de um jardim projetado pela artista plástica Sandra Ling, o espaço fica localizado na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras, e conta com salas de aula, auditório, galeria, salão de eventos e laboratório gastronômico, além de facilidades como cafeteria assinada pelo Chef Lúcio e a loja Pra Presente, que reúne objetos assinados por artistas e designers.
Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação
Jéssica Barcellos – Jornalista
imprensa@jessicabarcellos.com
Comentários
Postar um comentário