Zé ramalho, show dos sucessos, que comemora os seus 45 anos de carreira.
Zé Ramalho, eleito da Rolling Stone Brasil um dos 50 artistas mais importantes da música brasileira de todos os tempos, vai trazer ao Auditório Araújo Vianna, no dia 30 de maio, mais um espetáculo da turnê “Show dos Sucessos”. A excursão, que comemora os seus 75 anos de vida e as suas cinco décadas de carreira, reunirá diversos clássicos, como “Admirável Gado Novo”, “Chão de Giz”, “Avôhai” e “Frevo Mulher”.
Após dois anos longe dos palcos por causa da pandemia, Zé Ramalho voltou a se apresentar em 2022. Com mais de 30 discos no currículo e envolvido com os mais diferentes projetos, seja o colaborativo “O Grande Encontro” ou os álbuns com releituras de Beatles e Bob Dylan, o cantor e compositor paraibano estará aqui acompanhado em cena pelos músicos Rogério Fernandes (baixo), Vladimir Sosa (teclado), Zé Gomes (percussão), Toti Cavalcanti (sax e flauta) e Edu Constant (bateria).
ZÉ RAMALHO
Considerado pela Rolling Stone Brasil um dos 50 maiores nomes da música brasileira de todos os tempos, Zé Ramalho está em atividade desde 1973. Influenciado pelo rock’n’roll e pelo regionalismo, o cantor e compositor gravou o seu primeiro disco em 1978, depois de participar da trilha sonora do filme “Nordeste: Cordel, Repente e Canção”, quatro anos antes.
Impulsionado pelas músicas “Avôhai”, “Vila do Sossego” e “Chão de Giz”, o autointitulado “Zé Ramalho” tornou o artista paraibano conhecido em todo o Brasil. “A Peleja do Diabo com o Dono do Céu” (1979), com um viés mais político, teve como destaques as músicas “Admirável Gado Novo”, “Beira-Mar” e “Frevo Mulher”. O disco proporcionou shows grandiosos, execuções nas rádios e aparições nos mais variados programas de TV.
A década 80 foi a consolidação de Zé Ramalho dentro da nossa MPB. De discos que se tornaram clássicos, como “A Terceira Lâmina” (1981) e “Orquídea Negra” (1983), o cantor ainda teve algumas de suas canções incluídas na trilha sonora de novelas, como “Roque Santeiro” e “Pedra Sobre Pedra”. Nos anos 90, ele fez os seus primeiros shows no exterior, mais precisamente nos Estados Unidos.
Entre coletâneas e discos comemorativos, Zé se mantém relevante até hoje, na era do streaming. Indicado mais de uma vez ao Grammy Latino e ainda requisitado para a trilha sonora de novelas, ele também tem álbuns em que reinterpreta a obra de Bob Dylan, Beatles e Luiz Gonzaga. “Ateu Psicodélico”, de 2022, é o seu trabalho de estúdio mais recente, que interrompeu um período de dez anos sem músicas inéditas.
Foto: André Vandreley
SERVIÇO – ZÉ RAMALHO
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685)
Quando: 30 de maio, sexta-feira, às 21h
Abertura da casa: 19h30
Classificação: 16 anos
Comentários
Postar um comentário