O Concreto Já Rachou: 40 Anos Do Grito Punk da Plebe Rude.
O Plebe Rude, um dos nomes pioneiros do punk rock nacional, vai se apresentar mais uma vez em Porto Alegre. O grupo brasiliense estará hoje, no Opinião, para comemorar os 40 anos do seu imponente trabalho de estreia, chamado “O Concreto Já Rachou".
Foto: Caru Leão
Além de executar o álbum na íntegra, que foi eleito pela revista Rolling Stone um dos mais representativos e transgressores do rock brasileiro, o quarteto também vai aproveitar o seu retorno à capital gaúcha para tocar outras faixas importantes da sua carreira, de quase cinco décadas. “Proteção”, Até Quando Esperar” e “Minha Renda” são algumas das canções imprescindíveis do seu repertório.
“O Concreto Já Rachou”, produzido por Herbert Vianna e distribuído pela EMI, também foi condecorado com o Disco de Ouro, vendendo cerca de 200 mil cópias somente na década de 80. O Plebe Rude conta atualmente com Philippe Seabra (vocal e guitarra), André X, (baixo), Clemente Nascimento (vocal e guitarra) e Marcelo Capucci (bateria).
PLEBE RUDE
O Plebe Rude, formado no início da década de 80 em Brasília, sempre esteve no epicentro das mudanças da nossa história. Um dos nomes pioneiros do movimento punk nacional, o grupo conviveu com os últimos anos da ditadura, com a censura, com a repressão e com o distanciamento dos centros culturais do país.
Com oito discos de estúdio, três álbuns ao vivo e um DVD indicado ao Grammy Latino, o Plebe Rude jamais modificou a sua identidade para “agradar” o mercado. O trabalho de estreia da banda, “O Concreto Já Rachou” (1985), tem músicas que se tornaram hinos, que deram voz à juventude brasileira durante as Diretas Já e durante a redemocratização do país.
Já os discos seguintes, “Nunca Fomos Tão Brasileiros” (1987), “Plebe Rude” (1988), “Mais Raiva do que Medo” (1993) e “R ao Contrário” (2006), consolidaram o grupo dentro do rock nacional. Em 2004, a chegada de Clemente Nascimento – oriundo dos Inocentes – trouxe um toque punk agressivo à sonoridade do Plebe Rude. “Evolução – Vol. 2”, de 2023, é o seu trabalho de estúdio mais recente.
SERVIÇO – PLEBE RUDE
Onde: Opinião (Rua José do Patrocínio, 834)
Quando: 30 de maio, sexta-feira, às 21h
Abertura da casa: 20h
Classificação: 16 anos
Comentários
Postar um comentário